Envelhecer faz parte do desenvolvimento humano, mas apenas no último século é que vem ganhando atenção. Isso, porque, por exemplo, no século XVII, apenas 1% da população ultrapassava os 65 anos. Hoje, com o desenvolvimento da sociedade, 70% da população no mundo ocidental ultrapassa essa idade, e 30–40% chegam aos 80 anos. Além disso, a ONU projeta que, em 2050, haverá mais idosos do que crianças e adolescentes.
Por isso se dá a importância de pensar no envelhecimento, pois se tornando cada vez mais comum, é urgente abordar as questões que ele traz. Para tanto, a psicanálise oferece uma abordagem rica para entender e tratar as demandas dos idosos. Mas como a psicanálise pode contribuir para o bem-estar na terceira idade?
A Psicanálise e o Envelhecimento
A psicanálise se preocupa com o indivíduo e sua singularidade. Isso permite que o idoso seja visto e tratado de maneira personalizada. E embora a análise com idosos possa ser desafiadora devido à rigidez psíquica, ela pode ser adaptada às novas condições, valorizando a história única de cada um.
.